Existem peças em nossa casa que são indispensáveis no dia a dia. O prato é uma delas. Cada prato tem uma finalidade específica de acordo com a refeição servida.
 
Prato Marcador: Também conhecido como sousplat (neste caso o de louça, igual ao resto do aparelho). Como o próprio nome diz, ele serve para marcar o lugar de cada pessoa à mesa. Não se come nele. Mede entre 30 e 33cm.
 
Prato Raso: Tem gente que chama de prato de mesa ou de refeição. Algumas marcas diferem ainda se é de almoço ou de jantar. Sendo que o de almoço é menor e o de jantar é maior. Mede entre 25 e 29cm.
 
Prato de Sopa: Também chamado de prato fundo. Mede entre 22 e 23cm.
 
Prato de Salada: Não é muito comum no Brasil. Ele pode ser substituído pelo de sopa, sem problema algum. Inclusive, algumas marcas não têm prato de salada e sim uma tigela rasa e larga, outras têm em formato de lua. Mede entre 19 e 22c
 
Prato de Sobremesa: Para doces em geral, mas também é comum usá-lo para entradas. Se num mesmo aparelho houver o prato de salada e de sobremesa, esse último será um pouco menor. Mede entre 19 e 22cm.
 
Prato Gourmet: É maior que os pratos rasos comuns. Como o próprio nome diz, não é para uma comidinha qualquer. Os chefs de alta gastronomia sempre usam. Mede entre 30 e 33cm.
 
Prato de Pasta: É um tipo da linha gourmet também. Normalmente tem uma aba grande e é fundo. Mede entre 27 e 29cm.
 
Prato de Pizza: É um prato reto, com uma pequena borda. É muito usado em lugares onde a pizza é servida individualmente. Aqui no Brasil, tem um prato triangular usado para pizzas em fatia. Mede entre 32 e 33cm (o redondo).
 
Prato de Bolo (fatia): Muito raro por ser facilmente substituído pelo de sobremesa. Mas existem alguns jogos especiais para bolo que vêm o prato para servir e os pratinhos para comer. Mede entre 19 e 20cm.

Participe, deixe seu comentário

HT4F
Politica de Privacidade