Como se tornar um cozinheiro

O treinamento formal em uma escola competente que ensine os fundamentos da culinária é um grande começo.  Aprender novas técnicas e promover a criatividade deve ser parte permanente da escola e do empenho do aluno para ganhar uma posição competitiva no mercado e promover sua carreira. Os relacionamentos e contatos em seu meio ajudam muito sua carreira ao compartilhar informações e novas técnicas. Além de encontrar facilmente novas oportunidades de emprego ou de contratar funcionários qualificados.

Quais os atributos de um profissional da cozinha - todo profissional é responsável pela imagem de sua carreira com sua postura de compromisso com o serviço. Oferecendo produtos de qualidade para a completa satisfação do cliente, respeitando os colegas de trabalho, escolhendo bem os ingredientes utilizados e os equipamentos e instalações colocados à disposição. 
Sempre julgando o que está certo e errado com a experiência adquirida.

Chef – Tornar-se um chef exige experiência e competência. Nenhum aluno sai de uma escola de gastronomia portando um diploma de curso superior ou mesmo de boas escolas com cursos competentes já podendo ser considerado um chef. Claro que muitos adquirem experiência suficiente para tentar carreiras em seus restaurantes.  essa carreira exige que se passe por todos os setores dentro de uma cozinha profissional.
Ser chef não é o mesmo que abrir um escritório de advocacia. Grandes nomes da gastronomia mundial raramente tiveram formação acadêmica, mas com certeza tiveram a chance de como aprendizes de trabalharem com mestres experientes, e tiveram o empenho e dedicação para que com a mente aberta aprendessem o oficio.
Ser um chef significa acima de tudo ser um bom cozinheiro. Conhecendo e aplicando todas as técnicas com dedicação e inovação dentro da cozinha.
Ser chef é administrar e ser alguém com capacidade e habilidade para o comando. Com liderança sobre a equipe da cozinha para que ela funcione bem todos os dias. Comandar vários colaboradores de uma forma harmônica e com suas várias habilidades, aptidões, limitações e personalidades diferentes. Deve ser um modelo exemplar para a equipe. Transmitindo seu conhecimento, delegando funções e rotinas a serem seguidas com as ferramentas específicas e necessárias.
A capacidade de um chef de inovar tanto em serviços quanto em receitas é fruto de sua capacidade e paixão pela arte de cozinhar. Esse chef será aclamado pelos clientes e pela imprensa e, sem dúvida, dignificará enormemente sua profissão. De modo geral, mais do que um título honorifico, ser chamado de chef é atuar na cozinha, no salão, e sobretudo deixar as marcas, com o tempo, de seu estilo próprio. Contribuindo assim, pelo prazer de comer.

Participe, deixe seu comentário

HT4F
Politica de Privacidade