Como em qualquer situação, uma tarefa é muito mais fácil de ser completada se você utiliza a ferramenta apropriada. O preparo de alimentos não foge à regra e assim, quer você esteja preparando frutas, legumes, carnes, aves ou peixes, é importante utilizar a faca correta.
A faca para desossar, por exemplo, é especialmente desenhada para separar a carne do osso com facilidade - seu formato permite fazer um movimento semelhante ao de uma adaga. Utilizar uma faca de cozinha para essa operação não somente se mostrará mais difícil, mas, também, não será tão eficiente. 
A faca deve fazer o que você pretende que ela faça e, ao escolhê-la, essa deve ser sua primeira consideração. Há quatro perguntas fundamentais que se deve fazer ao escolher a faca apropriada para sua tarefa: 

1. Para que será usada? 
2. De que tamanho ela deve ser?
3. Será utilizada a extensão total da lâmina? 
4. O que deixa você à vontade ao manuseá-la? 
 Tente segurar a faca antes de comprar. 

Outras informações 
O principal utensilio da cozinha é a faca. Elemento essencial que, em muitas situações, pode substituir outros utensílios como: ralador, descascador e zester. Todo cozinheiro deve ter suas próprias facas, saber manuseá-las e conhecer o melhor uso para cada uma delas.  
A maioria das tarefas pode ser executada com uma faca de chefe. Por esse motivo adquira uma boa faca. Uma faca especial irá maximizar o potencial do utensilio, oferecendo os melhores resultados e acrescentado um toque profissional.
Quando comprar uma faca estriada ou com alvéolos, examine as depressões. Para serem funcionais, devem ser bem marcadas.
Facas estriadas são utilizadas quando não é possível utilizar as de fio liso. 
As lâminas são sempre longas, pois o movimento necessário é o de serrar para frente e para trás. Os fios da lâmina também raramente são lisos, costumam ser serrilhados, ondulados ou com alvéolos e têm mais recursos para trabalhar tanto com ingredientes finos como com os grosseiros.
De modo geral, a maioria das facas serve tanto para destros como para canhotos. No entanto, algumas facas japonesas e facas serrilhadas têm fio somente em um lado e, portanto, serão inapropriadas para uma pessoa canhota. Confira antes de comprar. A maior parte dos fabricantes produz facas para chefs canhotos e destros.

Participe, deixe seu comentário

HT4F
Politica de Privacidade