Anatomia de uma faca 

Independentemente de qual for sua escolha uma faca de boa qualidade deve ser bem equilibrada e robusta, ter um cabo confortável e espiga (continuação da lâmina) bem inserida no cabo. Os modelos ergométricos contemporâneos permitem um manuseio tão confortável que um chef consegue segurar a faca durante 16 horas por dia. 
Invista em um bom conjunto de facas e elas durarão para sempre. Compre-as de lojas confiáveis ou de fabricantes de boa reputação.

Ponta  - Utilizada para a desossa e para vários cortes de vegetais. Lembre-se de, ao fazer a afiação, faze-la até o final para que a ponta esteja sempre precisa no corte.
  
Lâmina - Esta é a parte principal da faca. Dependendo do tipo e da função pretendida a lâmina pode ser flexível ou rígida. O polegar e as pontas dos dedos, ou a palma da mão, podem ser colocados no topo da lâmina, permitindo um controle extra durante o corte cruzado. 

Apoio - É a base da lâmina é a parte mais utilizada nos cortes tipo guilhotina. Fica mais próximo da mão permitindo um bom equilíbrio.

Gavião - Essa é a parte mais espessa de metal entre o cabo e a lâmina fornecendo peso e equilíbrio.

Cabo - O Cabo pode ser de plástico, madeira e, às vezes, de bambu ou outros materiais. Ele deve ser confortável o bastante para permitir total controle do corte e poder ser mantido na mão por longos períodos de tempo. Algumas facas podem parecer glamorosas e depois de um tempo criar calos nas bases dos dedos. De modo geral, você deve segurar a faca como se estivesse apertando a mão de uma pessoa. 

Gume ou fio - É a barriga da faca e possivelmente a característica mais importante. Essa é a parte afiada da faca. O fio difere de acordo com o tipo de faca: pode ser liso, ondulado, serrilhado, estriado ou conter alvéolos. Algumas facas japonesas são chanfradas somente de um lado. O fio deve ser mantido regularmente para a que faca tenha o melhor desempenho.

Espiga - Essa é a extremidade superior da lâmina que se encaixa no cabo e que deve se estender ao longo dele. A faca de chef deve ter uma espiga tão longa quanto o cabo. Encolha os dedos por trás da espiga para protegê-los durante o corte.

Rebites - Os rebites prendem a espiga da lâmina ao cabo. Eles devem ser totalmente planos para não armazenar alimentos ou germes. Evite facas nas quais o cabo e a lâmina é unida com cola em vez de rebites - elas geralmente são de má qualidade. Os tipos de facas mais modernos são forjados em uma única peça metálica e, dessa forma, não tem rebites e nem emendas.

Participe, deixe seu comentário

XF65
Politica de Privacidade