A batata rosti é um dos muitos clássicos da gastronomia mundial E isso significa que não ficou restrita apenas a Suíça,  seu país de origem. “Rösti” é a palavra suíça para “crocante e dourado”, fazendo referencia as principais características do prato. Os pequenos fios de batatas juntos formam, ao final, uma crocante superfície e um interior macio, proporcionando um contraste de texturas interessante. Preparar uma batata rosti é extremante fácil e requer apenas alguns ingredientes. Pode-se também recheá-la adicionando queijo, cebola, bacon etc.


Rendimento 4 porções

Ingredientes:
5 batatas de tamanho médio com casca binge ou asterix
25g de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sobremesa de manteiga

Modo de Preparo:
Cozinhe a batata com casca por 8 a 10 minutos (o tempo é relativo ao tamanho da batata; deixe-a “al dente”) e deixe esfriar. Se você cozinhar muito na hora de ralar ela desmancha.
Descasque e rale grosso no ralador. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Esquente uma frigideira antiaderente coloque as 25 g de manteiga para derreter, e adicione as batatas espalhando bem pela frigideira. Abaixe o fogo e com a espátula junte as beiradas para que forme um círculo perfeito.
Monitore o fogo deixando-o no mínimo e tomando cuidado para não queimar; se necessário use mais manteiga, colocando-a por cima da batata.
Quando começar a dourar em baixo, vire-a com a ajuda de um prato para cozinhar (fritar) o outro lado. Quando estiver pronto pegue a manteiga com um garfo e “passeie” ela pelas bordas da frigideira até que derreta completamente.  
Pode ser feito previamente, desde que seja no mesmo dia e somente finalizando quando chegar o momento.

Participe, deixe seu comentário

XF65
Politica de Privacidade