Mise en place
 
É a etapa inicial para a preparação de qualquer prato. Separando e pré-preparando todos os ingredientes e utensílios necessários para executá-la. 
 
Separar – medir – limpar – processar – descascar – picar
 
O termo mise en place tem origem no francês e significa algo como “colocado no lugar” ou “posto em ordem”. Sabe quando você assiste a um vídeo de receita e todos os ingredientes estão picados, moídos, pesados e enfim, devidamente preparados para o uso? É disso que estamos falando.
Executar a mise en place (pronuncia-se “mis an plas”) é não só uma forma de organizar o processo de confecção de um prato mas, também, uma etapa essencial para o sucesso da receita. Isso porque não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno se antes não for sido feito um processo de checagem de utensílios e ingredientes. E se no meio do trabalho, você descobre que não tem aqueles dois ovos que a receita pede? Já era.
A prática também evita “acidentes” como queimar algo na frigideira enquanto se corta a cebola na tábua ou perder o ponto de cozimento da massa enquanto o molho está sendo preparado. Quando tudo já está à mão os erros que podem ser fatais para o resultado final são minimizados.
Para evitar problemas, organizar a cozinha e poupar tempo, siga os passos abaixo:
• Leia toda a receita; não pule nenhum trecho.
• Cheque se você possui os ingredientes e aparatos necessários (se não tiver faça uma lista e boas compras).
• Verifique detalhes da receita; como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira etc.
• Coloque os utensílios e aparelhos na sua bancada.
• Separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais (se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado).
• Descasque, pique, rale, esprema o que for necessário.
• Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização.
 
Mãos à obra!

Participe, deixe seu comentário

XF65
Politica de Privacidade